Observatório do Desenvolvimento Capixaba

Primeira Escola do Desenvolvimento Regional

A 1ª Escola de Desenvolvimento Regional é fruto de um consenso sobre a necessidade de se ampliar a capacitação e a compreensão de metodologias aplicadas à análise do processo de desenvolvimento regional. O Instituto Federal do Espírito Santo possui como visão de futuro estimular o desenvolvimento regional sustentável, sendo portanto, mais que oportuna a necessidade de realizar um curso que contribua para essa visão do Instituto.

O objetivo geral do curso é apresentar um instrumental aplicado de análise econômica, notadamente o modelo de insumo-produto, com base na teoria do equilíbrio geral. Serão discutidos os métodos de construção das matrizes e as diferentes aplicações práticas, baseadas na teoria, que podem ser obtidas da construção de modelos de insumo-produto, bem como prover aos alunos de experiência e conhecimento básico na construção e aplicação da Matriz Insumo-Produto (MIP), simulando cenários buscando identificar os mecanismos de transmissão dos choques na estrutura regional.

A Escola de Desenvolvimento será realizada na modalidade de curso de extensão, com carga horária total de 24 horas. Ao final do curso o aluno deverá estar apto a entender a estrutura e operar com modelos de insumo-produto, tendo, também, conhecimento das vantagens e das limitações destes tipos de modelos. Este curso será voltado para a capacitação de profissionais que atuam em instituições comprometidas com o desenvolvimento regional, visando a formação de recursos humanos qualificados e a interação entre as instituições de ensino e pesquisa e Governo do Estado do Espírito Santo.

Espera-se que a Escola de Desenvolvimento Regional seja um instrumento que traga como resultados a formação de recursos humanos qualificados para os desafios de desenhar e executar políticas de desenvolvimento regional que sejam eficazes em promover o desenvolvimento das diferentes localidades; que resulte em melhorias na produção científica dos participantes e que promova a interação entre as instituições de ensino, pesquisa e Governo do Estado do Espírito Santo.

Parceiros da Escola de Desenvolvimento Capixaba:

Programação da escola (2019):

Dia 21 de Novembro, quinta-feira
* 08h00 – 08h30: Credenciamento
* 08h30 – 12h30: Módulo 1 – Curso MIP
* 12h30 – 14h00: Almoço
* 14h00 – 18h00: Módulo 2 – Curso MIP

Dia 22 de Novembro, sexta-feira
* 10h00 – 12h00: Palestra *
* 12h00 – 14h00: Almoço
* 14h00 – 18h00: Módulo 3 – MIP

Dia 12 de Dezembro, quinta-feira
* 8h30 às 18h00: Apresentação dos trabalhos

*Palestra – Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Instrumentos de Desenvolvimento em um Cenário de Estagnação Econômica
Palestrante: Ricardo Machado Ruiz

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Ph.D. / Doutor em Economia pela The New School for Social Research (2003). Professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE – Agência Antitruste) no período 01/2010 a 02/2014. Vice-Presidente e Diretor de Desenvolvimento de Negócios na agência de promoção de investimentos e de comércio exterior do Estado de Minas Gerais (INDI – Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais) no período 05/2015 a 04/2019. Tem experiência na área de Economia nos seguintes temas: organização industrial, economia industrial, mudanças tecnológicas, política antitruste e regulação, economia e desenvolvimento regional.

As inscrições à escola e palestra se encerraram.