Observatório do Desenvolvimento Capixaba

Mês: Novembro 2019

Índice de qualidade do emprego formal do Espírito Santo – IQEF-ES

O Estudo Temático 01/2019 apresenta um índice sintético para medir a qualidade do emprego formal no Espírito Santo (IQEF-ES). Inspirado na metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o índice incorpora nove estatísticas, abrangendo os mais diversos aspectos do emprego formal. O IQEF foi aplicado aos dados dos 78 municípios capixabas e nas 10 regiões …

Índice de qualidade do emprego formal do Espírito Santo – IQEF-ES Read More »

Capital social e desenvolvimento

Um debate instigante sobre as políticas de desenvolvimento regional diz respeito à importância do capital social. Compreendido como a capacidade institucional de associativismo que uma região possui, o capital social é um elemento-chave no processo de desenvolvimento das sociedades. Instituições, formais e informais, importam para o desenvolvimento de sociedades, regiões e países. Nesse sentido, o …

Capital social e desenvolvimento Read More »

Estrutura Produtiva

Entre os interessantes debates que estão ocorrendo no âmbito do Observatório do Desenvolvimento Capixaba (ODC) destaca-se a discussão sobre a complexidade econômica. Compreendida como a medida de diversificação e sofisticação produtiva, a complexidade econômica possui repercussões estruturais nos campos da distribuição de renda e da produtividade. Em síntese, quanto maior a complexidade econômica, menor a …

Estrutura Produtiva Read More »

Desenvolvimento regional

Não há dúvidas de que o Estado do Espírito Santo precisa repensar suas políticas de desenvolvimento regional. A realidade não é tão diferente em outras unidades federativas. Em artigos anteriores, destaquei a relevância da seguridade social, principalmente para suportar a vida e os negócios no interior. Citei ainda o “Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2009”, …

Desenvolvimento regional Read More »